Páginas

sábado, 21 de abril de 2007

Café de Maio: Bioética: ação responsável com o futuro


Essa é a proposta da animadora Maria Alice Dittert Toninato para a noite do café de Maio

Maria Alice é Graduada e Pós-graduada em Biologia pela UEM, Graduada em Teologia pelo Cesumar, Pós-Graduada em Teologia Católica na PUC – Maringá e Mestranda em Bioética na Universidade São Camilo em São Paulo.



Dia - 07 de maio - às 20h

Local - Empório Pizza – Av. Cerro Azul, 1047 – no redondo

Entrada: Um vinho ou suco de uva
Fim de noite : haverá jantar 9 reais por pessoa, refri a parte

Inscrições já - No Fale conosco desse Blog

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Como confirmar presença no Café de Maio?

Para confirmar sua presença envie email para cafeteologico@pop.com.br
*Será possível acolher as primeiras 30 confirmações devido a limitação de espaço.
Imagem da pomba simboliza a liberdade para viver e pensar
Confirmados
27 presenças até agora, 6 de maio

segunda-feira, 9 de abril de 2007

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Café Teológico de Abril destaca os desafios das religiões para a Paz

Ao acolher os amigos/as do Café Teológico e o animador da noite, Sr. Feres Mohamed Salem, presidente da mesquita Mulçulmana de Maringá, o Professor Luiz Alexande Solano Rossi, destacou a frase do teólogo Hans Küng: "Não haverá paz no mundo enquanto não houver paz entre as religiões".
Daí a importância desse espaço aberto pelo Café Teológico que soma a outras iniciativas importantes de Maringá, tais como, o Movimento Ecumênico de Maringá com 12 anos de caminhada e o recém criado Grupo de Diálogo-inter-religioso, coordenado por um dos amigos do café, o Dr. Irivaldo Joaquim de Souza. Frizou.
Para o Professor Alexandre, Maringá se destaca por proporcionar espaços de reflexão e por possuir homens e mulheres, interessadas e abertas aos novos saberes, na busca de conhecimento do "outro", do diferente. Só é possível aceitar ou rejeitar com sabedoria e bom senso, aquilo que se conhece plenamente.
A acolhida ao animador da noite foi feita pelos participantes num brinde com vinho, água e suco de uva, com desejos de Paz e amizade.




quinta-feira, 5 de abril de 2007

O conceito de Paz do Islam não difere das demais religiões afirmou o presidente da mesquita de Maringá


"Quero que Deus me ajude a não ofender nenhuma religião na minha fala". Foram as palavras iniciais do Sr. Feres Mohamed Salem, presidente da mesquita de Maringá.

Feres, fez um breve relato histórico das perseguições sofridas pelo Islam, como milhares de fiéis foram dizimados e como esse fato despertou reações desmedidas . Contudo destacou: "A própria palavra Islam, tem em sua raiz, o significado de Paz". "Ao longo da história e por ações equivocadas de supostos "adeptos", o Islam foi e é associado ao terrorismo. Mas isso contradiz os ensinos do profeta Mohamed, que Ele viva para sempre".

O Islam, como outras religiões cristãs prega e quer a paz entre os povos. O Islam reconhece e segue os ensinos dos patriarcas cristãos, dentre eles Abraão, nosso pai maior; e Jesus, grande profeta da paz.

Como o cristianismo, e outras religiões, o Islam carrega uma história repleta de erros e acerto. Cabe, aos seguidores de hoje, preservar e retomar os ensinos de seus profetas, que somente queriam, paz e justiça nesse mundo.

















Hora dos debates


































quarta-feira, 4 de abril de 2007

Arte da dança folclórica mulçulmana agitou a noite do Café

Após a apresentação do grupo da comunidade Muçulmana, alguns participantes arriscaram na aprendizagem de uma dança milenar.




Como de costume os debates do café de abril continuaram na mesa de comunhão e amizade



20 dos 36 participantes avançaram nas conversas saboreando vinho, suco de uva e as delícias do Empório Pizza Bar, sob a luz de velas e da boa música brasileira.
Por votação unanime, o café do dia 7 maio, será no mesmo local, cujo tema da noite será: Religião e Bioética.
Interessados/as já podem confirmar presença no fale conosco desse blog.