Páginas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

O teólogo Paul Tillich e o Artista Edvard Munch

Por - Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho
Ao falar sobre a relação entre protestantismo e estilo artístico, Tillich, aponta como marca do protestantismo, expressa no chamado “princípio protestante”, a ênfase na finitude e seu aprisionamento pelas forças demônicas, ou forças de “auto-destruição”. [...].

Tillich interpreta as obras de Munch em torno da morte e da ansiedade como a tentativa de pintar a “ansiedade pura”. Essa ansiedade é produzida em Munch não exatamente pelos temas (como o “tema” da morte), mas em seu estilo. Evitando uma reprodução naturalista dos indivíduos, buscando dissolver suas formas através de limites indefinidos e de misturas de cores, e procurando representar apenas os traços necessários à expressão dos sentimentos, Munch pinta a morte na face dos indivíduos. A face da morte em indivíduos vivos é uma distorção deliberada que representaria a ansiedade em face da morte. A destruição da forma é a revelação do divino-demoníaco.

Fonte: http://www.metodista.br/correlatio/num_08/guilherme1.php

Sugestão do Café: Contemple a gravura "O grito"de Munch e pense: É possível fazer teologia a partir da arte?

Para saber mais do Teólogo Paul Tillich - Conheça a Sociedade Paul Tillich do Brasil - http://www.angelfire.com/sc/paultillich/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário