Páginas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

A violência como inspiração da arte

A execução de Maximiliano
A execução de Maximiliano

Membro da família de Habsburgo, da Áustria, Maximiliano, primo de D. Pedro II, do Brasil, foi convencido por Napoleão III a aceitar, em 1864, a coroa do recém-fundado Império Mexicano. Feito imperador, Maximiliano não tardaria a descobrir que fora enviado a uma arapuca.

O México era-lhe desconhecido. Uma crise política envenenava o império. Mercê da intervenção francesa, Benito Juárez, um líder político de origem índia que se fizera presidente dos mexicanos, vira-se forçado a abandonar a Cidade do México. De cidade em cidade, passara a exercer uma presidência itinerante.

Acossado pela resistência de seguidores de Juárez, Maximiliano ordenou, em 1865, a execução sumária de seguidores do líder. As tropas francesas, que esquentavam as costas do imperador, deixaram o México entre 1866 e 1867.

Maximiliano viu-se compelido a assumir pessoalmente o comando da soldadesca que lhe restara. Em 1867, depois de um cerco em Santiago de Querétaro, o imperador conheceu o seu epílogo. Foi capturado, julgado por uma corte marcial e sentenciado à morte.

Por ordem de Benito Juárez, Maximiliano foi passado nas armas, junto com dois de seus generais –Tomás Mejía e Miguel Miramón—, em 19 de junho de 1867. A notícia chegou à Franca em 1º de julho daquele ano. E, movido pela oposição a Napoleão III, o mestre Edouard Manet viu na tragédia de Maximiliano inspiração para sua arte.

Manet foi aos pincéis quase que imediatamente. Entre 1867 e 1869 produziu uma série de cinco abras retratando a execução de Maximiliano e seus generais. Baseou-se em relatos escritos e em representações gráficas do fuzilamento.

O MoMA acaba de reunir as peças de Manet numa exposição, em Nova York. Assim, juntas, é a primeira vez que as peças são exibidas nos EUA. Graças às maravilhas da internet, você não precisa tomar um avião para admirá-las. Basta clicar na imagem acima. Não perca a oportunidade de aproveitar o primeiro final de semana de 2007 para massagear os seus olhos.

Fonte:

Foto - http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89douard_Manet

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2006-12-31_2007-01-06.html#2007_01-06_18_04_27-10045644-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário